Auditorias de Operação

Durante a Etapa de Comissionamento

O comissionamento de sistemas complexos deve ser preferencialmente realizado já a partir da fase de detalhamento do projeto e ao longo do seu projeto executivo. Esta é a única forma de obter ao final um conjunto consistente de dados que serão imprescindíveis para uma operação confiável. Ao se adotar para alguns equipamentos críticos do projeto uma metodologia de auditorias independentes com maior profundidade de escopo, obtém-se um grande incremento da qualidade do projeto como um todo. Isto ocorre porque falhas sistêmicas identificadas nas auditorias de um único equipamento crítico, permitem caracterizar ações corretivas que são aplicadas a todo o restante do conjunto de máquinas e equipamentos, com grande impacto na redução de tempo e custos envolvidos.

FPSO-43 Barracuda / FPSO-48 Caratinga

Foram realizadas avaliações de desempenho dinâmico em equipamentos (turbo-máquinas, bombas de transferência de óleo, bombas de água, ventiladores, geradores de gás inerte, entre mais de 160c equipamentos durante o período de construção no estaleiro e início de operação off-shore nas FPSO P-43 Barracuda e FPSO P-48 Caratinga. As atividades se estenderam ao longo de dois anos, resultando em relatórios de avaliação para o integrador (EPC).

DSC_0855 copy

FPSO-43 Barracuda
Fonte: Distribuição Petrobras

Compressor Centrifugo DEMAG – 4 Estágios

Outro exemplo de aplicação, foi o comissionamento de partida de um Compressor DEMAG de quatro estágios da PROSINT SA, incluindo a otimização do sistema de controle de surge, e estabelecimento de sequências de partida, operação, e parada, para máxima eficiência. O sistema de proteção e segurança foi avaliado, resultando em novas especificações para o sistema de monitoração.

 

dsc00201

Compressor DEMAG

Durante a Etapa de Operação

Equipamentos que estejam em operação há anos, e que sejam importantes para o resultado do processo, se beneficiam de auditorias de processo em uma fase de re-comissionamento. O contratante do serviço de auditoria pode ser o usuário final, proprietário das nstalações, ou o operador contratado. O objetivo da auditoria neste caso é reconstituir as informações de comissionamento iniciais, avaliando o desempenho operacional atual, e recomendando ações sistêmicas para melhoria da confiabilidade e eficiência. A atividade analisa diferentes aspectos, incluindo entre outros, o histórico de operação, registros de intervenções, integridade dos dados, confiabilidade da instrumentação, análise de sinais, comportamento dinâmico e parâmetros de controle, treinamento dos operadores, e procedimentos de gestão da qualidade.

Plataforma PETROBRAS – P7

Um exemplo de aplicação foi a análise de operação ao longo de seis meses de um turbo-compressor na Plataforma da PETROBRAS P-7. Foram avaliados dados de operação e confiabilidade dos sistemas de controle e monitoração, resultando em recomendações que contribuíram para ganhos de eficiência e confiabilidade, e também promoveram uma maior estabilidade no processo.

 

Dig08194

Plataforma PETROBRAS – P7
Fonte: Distribuição Petrobras