Avaliação do Desempenho de Equipamentos e Sistemas

Uma série de equipamentos foram avaliados para analisar o seu desempenho com relação aos requisitos estabelecidos em Normas Técnicas ou Especificações Contratuais. Estes equipamentos já se encontravam em operação há vários meses ou anos. O trabalho consiste em comparar o desempenho atual com os requisitos originais, identificando oportunidades de melhoria.

 

Análise de Vibrações – Plataforma P-27 da PETROBRAS (Bacia de Campos)

Todos principais equipamentos rotativos (diesel geradores, compressores,bombas, ventiladores) foram verificados com relação às normas aplicáveis. A análise também serviu de subsídio para avaliar as condições de conforto ambiental conforme requisitos da ISO 2631 – Evaluation of Human Exposure to Whole Body Vibration: Part 1 – General Requirements.

0035_Vista dos Modulos Temporarios para a Proa

Plataforma P-27 da PETROBRAS

Análise de Operação – Trocador de Calor para Aquecimento de Óleo / FPSO

Foram monitorados registros de deslocamentos em suportes, tubulações e no módulo estrutural da plataforma, para diferentes regimes de operação,
comprovando sua adequação aos requisitos previstos no projeto.

DSC00774

Trocador de Calor para Aquecimento de Óleo / FPSO

Análise de Vibrações de Baixa Frequência em Mancais – Turbo Gerador

Foram realizadas verificações nos mancais da Caixa Redutora e no Eixo da Turbina de Potência de um Turbo-Gerador, instalado em FPSO na Bacia de Campos. A análise utilizou os requisitos contratuais, e as referências da API – 613 / Special Purpose Gear Units for Petroleum, Quemical and Gas Industries e API – 616 / Gas Turbines for Refinery Services.

Detalhe_Base_da_redutora_TG_P48

Base de Apoio – Mancal/Turbo Gerador

Sinal_Temporal_Redutora_Turbo_Gerador_RR_P48

Sinal Temporal Redutora Turbo Gerador

 

Avaliação do desempenho em operação de Bombas de Transferência de Óleo em FPSO na Bacia de Campos

As características dinâmicas de uma bomba de transferência de óleo (3400 m3/h, 1950 kW) foram analisadas em conformidade com os requisitos da API – 610 / Centrifugal Pumps for Petroleum, Heavy Duty Chemical, and Gas industry Services, para análise da operação em diferentes regimes de carga.

Espectro_Cargo_Oil_Pump_P43

Espectro Cargo Oil Pump